Minha amada Irlanda




Vou falar do País que mais me encanta,não apenas pela beleza,e pelos seus 40 tons de verde, mas por suas lendas e mistérios. Nunca estive na Irlanda, mas a impressão que eu tenho é que parece ser um lugar mágico. Algum dia você sentiu saudade de um lugar ou de algo que não conhece,de algo que nunca teve? Esse é o sentimento que eu tenho por este lugar. Ok,tudo isso parece loucura não é? E talvez seja, mas com certeza, um dia irei tirar a prova real de tudo isso.


Sobre a cultura Irlandesa:

Os Irlandeses amam a tradição, não é a toa que o País está cheio delas,como vestir-se de verde no dia de St.Patrício,ou comer "Colcannon" no Halloween (que é uma mistura de couve com purê de batata).



Existem também a música tradicional e a dança Irlandesa. O " Bodhrán", espécie de pandeireta é um dos instrumentos mais importantes da música Irlandesa, juntamente com a rabeca e o assobio.





Os Irlandeses são pessoas bem humoradas, gostam de rir,contar piadas, e criticar ironicamente a sociedade. São excelentes nas piadas curtas.
São pessoas muito receptivas,conhecer um Irlandês é ter um amigo para toda a vida.
Dizem, que os Irlandeses adoram uma boa desculpa para fazer uma festa. O país é lendário por seus "Craic" e "Fleadhs" (Craic ou Crack é um termo para o divertimento,entretenimento e conversa agradável, e Fleadhs significa, concertos, festivais) que constituem para uma grande parte da vida cultural. Se procura algo único ou se deseja apenas ter sorte, procure o festival casamenteiro de Lisdoonvarna.
O festival tem mais de 150 anos de tradição.O avô e o pai do organizador atual, Willie Daly, eram conhecidos por serem casamenteiros. Inicialmente o festival acontecia ao mesmo tempo em que o mercado agrícola e do gado se realizava, porque nesse período, muitos agricultores dos arredores se juntavam na cidade e aproveitavam essa chance para procurar suas futuras noivas.Durante os festivais, milhares de solteiros juntam-se na cidade, para encontrarem o amor das suas vidas e visitar as muitas atrações turísticas irlandesas.


A Irlanda é rica em lendas, algumas são : A maldição de Macha, A história de setanta,Morte do Cúchulainn entre outras.A figura mitológica da Irlanda é o Leprechaun(pronuncia-se LÉP-re-Káum). Denominados também de Duendes.
Os leprechauns são considerados guardiões ou conhecedores da localização de vários tesouros escondidos. Para obter tais tesouros (normalmente um pote de ouro) é preciso capturar um leprechaun e não perdê-lo nunca de vista. Caso contrário, ele desaparece no ar.




Existe a lenda dos "Cluricaun"(pronuncia-se KLU-ra-Kãn),é muito semelhante aos Leprechaun, acredita-se que viviam sempre consumindo bebida alcoólica ou bebâdos, porém ao contrário do Leprechaun são solitários e insociáveis.Se forem bem tratados pelos humanos, protegerão sua adega de vinhos e sua casa.Mas se maltratados,irão depredar a propriedade do agressor,roubar vinhos e quebrar garrafas.



Os Irlandeses gostam de pensar que o sangue Celta corre nas veias das grandes figuras mundiais. Entre aqueles que gostamos de considerar nossos, encontra-se John F. Kennedy, Che Guevara (tinha uma avó irlandesa), Davy Crockett, Gene Kelly, Grace Kelly e Ned Kelly também.


O dia de St Patrick é a 17 de Março. É feriado na Irlanda porque St Patrick é o seu santo patrono.
St Patrick foi um missionário encarregado de converter os Irlandeses ao Cristianismo no século 4º depois de Cristo. É considerado o fundador da Igreja Católica na Irlanda.
Neste dia há desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. Em Dublin, a capital, há um desfile de Carnaval e há festas pela noite dentro. As pessoas vestem-se de verde e pintam trevos na cara, porque o trevo é o símbolo da Irlanda; St Patrick usava-o como uma metáfora para explicar o conceito da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
A cor verde é associada ao dia de St Patrick, porque é a cor da Primavera, da Irlanda (considerada a ilha verde) e do trevo.
As crianças em idade escolar seguem ainda hoje uma pequena tradição, beliscam os colegas que não usam verde neste dia.



Os "Pubs" são o centro da cultura Irlandesa e da vida social e cultural da Irlanda, não apenas locais para se consumir uma bebida.
Num Pub Irlandês pode filosofar sobre o significado da vida, ponderar a politica global, ouvir poesia, acompanhar a batida de um instrumento de percussão, saborear uma dose de mexilhões ou simplesmente beber uma “Guiness” em frente de um fogo crepitante. Sente-se no bar se gostar de falar com os outros clientes ou aconchegue-se num dos antigos “reservados”, historicamente concebidos para as senhoras.
Também é conhecida por suas cervejas. A Irlanda é mais conhecida pela stout (forte), da qual a Guinness é a marca mais largamente vendida e mais largamente distribuída. A Guinness também produz a mais largamente distribuída lager irlandesa - a Harp. Recomenda-se que a Guinness seja servida depois de vertida, descansando por três minutos e então cortada. ALém da Guinness a cerveja escura, originária da cervejaria Arthur Guinness’s St. James Gate em Dublin. E uma das mais prósperas marcas de cervejas no mundo.Há também a Murphy´s, Caffrey´s e Beamis




A Irlanda é uma terra de contrastes e é emocionante descobrir as muitas facetas, cada uma com a sua atração. Do bulício urbano de Dublin, Belfast, Cork, Galway, Londonderry e Limerick, ao mar cintilante da Costa Oeste, ao ar fresco e puro das zonas rurais, a Irlanda é um país de surpresas!

Comidas Típicas:

Irish Stew (Guisado): um prato comum de vegetais, carne, aves ou mariscos, cozidos num caldo. A diferença entre sopa e stew é muito ténue. O ensopado é menos liquido que a sopa e serve-se como prato principal e não como entrada.



Porridge: um prato bem simples, feito com aveia (normalmente esmagada) ou outro cereais, cozido na água, leite ou numa mistura de água e leite.




Ulster Fry: o típico Ulster fry consiste em bacon, ovos, salsichas (suínas ou bovinas), soda bread, pão de batata e tomates. Outros componentes podem ser incluídos como cogumelos, feijões assados, pão de trigo e panquecas. Tudo isso é tradicionalmente frito na banha. O prato tem o apelido de "ataque do coração" e por isso, muita gente hoje já está grelhando em vez de fritar ou utiliza óleo vegetal em vez da banha. Este prato não é só comido no café de manhã, mas também como lanche ou jantar.




Dasdos Principais:

Área: 70.285 km²
Capital: Dublin
População: 4,10 milhões (estimativa 2007)
Moeda: Euro
Nome Oficial: República da Irlanda
Nacionalidade: irlandesa
Data Nacional: 17 de março - Dia de São Patrício (padroeiro da Irlanda)
Governo: Democracia parlamentar


E isso é tudo, claro que existem muitas e muitas coisas que eu não coloquei aqui,ficaria dias escrevendo e ainda assim, não conseguiria descrever todas as maravilhas deste país, espero que gostem.
Beijos

Thursday 17 June 2010

One response to Minha amada Irlanda

  1. Jana says:

    Voltei a postar em blog, Lê! Fotolog não tem tanta graça! rs


    Beijos
    PS: te linkei no meu, tá?

Post a Comment